AGNU inicia debate sobre resolução para a questão do Saara Ocidental e Marrocos
- Equipe imprensa
- 1 de set. de 2019
- 1 min de leitura
Assembleia Geral das Nações Unidas - Rita Peres

Em debate informal na Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), a Frente Polisário ameaçou retirar-se do local depois de alegação da Alemanha. “O Saara Ocidental não chega a ser um Estado ou uma Nação e se quer é um território delimitado”, afirmou o representante alemão. A discussão ocorreu durante o debate sobre o direito a voto da população marroquina residente no território.
A África do Sul defendeu que os marroquinos residentes naquela área não devem votar. O motivo é que, segundo o representante africano, não haveria imparcialidade em seus votos, o que invalidaria todos os acordos firmados.
Os representantes dos outros países presentes posicionaram-se a favor da cessão da tutela para a República Oriental do Uruguai, pelo período de três anos. A finalidade é que seja mantida a paz e harmonia dos habitantes do local.
Ao final da sessão, deve haver um referendo para que decida-se o destino dos países. Os detalhes ainda estão sendo debatidos para que chegue-se a uma proposta que beneficie a todos.
留言