Ação da Espanha gera desentendimentos na Assembleia Geral da ONU
- Equipe imprensa
- 1 de set. de 2019
- 1 min de leitura
Assembleia Geral das Nações Unidas - Rita Peres

Durante a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), neste domingo, a Espanha e o Marrocos elaboraram um acordo às escondidas que acalorou os debates dentro da Assembleia.
Enquanto os delegados deliberaram sobre a questão da tutela do Saara Ocidental, o Reino da Espanha, em um ato secreto, transferiu a tutela, que até então lhe pertencia, para o Reino de Marrocos. Diante do ocorrido a Frente Polisário e os demais representantes dos países presentes sentiram-se traídos, e o clima de desconfiança instalou-se na Assembleia Geral da ONU.
Na tentativa de reverter o quadro instalado, os países da União Europeia pressionaram o Reino da Espanha sob a ameaça de romper as relações com o país. A Frente Polisario propôs a retirada de suas tropas do Saara Ocidental, seguido de uma desmilitarização, com o intuito de criar uma zona internacional neutra, sob tutela da ONU.
Após calorosas discussões, o Rei do Reino da Espanha enviou documento cancelando a concessão da tutela para o Reino de Marrocos e transferindo oficialmente para a ONU. Como consequência de toda essa confusão gerada pelo Reino Espanhol, os demais países tendem a apoiar cada vez mais a Frente Polisario, já que a desconfiança em relação às ações e ao posicionamento do lado oponente já instalou-se.
Commentaires