Países da América Latina debatem o tráfico de mulheres e a exploração sexual
- Equipe imprensa
- 31 de ago. de 2019
- 1 min de leitura
Organização dos Estados Americanos - Eduarda Mendes

O tráfico de mulheres e a exploração sexual foi um dos temas debatidos pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Ao longo da primeira sessão, os países presentes decidiram abrir uma agenda informal a fim de indagar questões envolvendo não apenas o tráfico de mulheres, mas todos os tipos de tráficos.
No decorrer da discussão os países indagaram como os demais tipos de tráficos seriam encaixados na problemática e levantaram a possibilidade de incluir questões de políticas públicas dentro do processo. A República Dominicana ressaltou que os países em que mais ocorrem tráficos são aqueles que possuem os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).
Durante a sessão houve momentos em que expõe-se a existência de uma prostituição consensual. Esse conceito levou a Costa Rica a questionar o posicionamento dos países diante de tal afirmação. Após longa discussão, todos os países presentes ao consenso de que mesmo havendo uma prostituição consensual o tráfico para exploração sexual deve ser considerado crime.
Comments